terça-feira, 26 de abril de 2011

ISLAND ESCAPE - Uma estreia em Portimão


O ISLAND ESCAPE que escala Portimão no próximo dia 28 é um navio de cruzeiros operado pela Island Cruises, uma empresa subsidiária do conhecido operador THOMSON CRUISES.



Foi construido em 1982 pelos estaleiros Chantiers de l'Atlantique, St. Nazaire para e Scandinavian World Cruises como MS Scandinavia. Na altura da sua construção passou a ser o maior ferry de cruzeiros do mundo. Entre 1985 e 1990 navegou para diversos operadores com o nome de MS Stardancer.
Em 1990 o navio foi vendido á Royal Caribbean tendo mudado o nome para Viking Serenade, tendo nessa altura sido convertido num genuino navio de cruzeiros.
Em 2002 foi transferido para a Island Cruises, na altura uma subsidiária da RCCI. Com a passagem em Abril de 2009 da Island Cruises para a Thomson Cruises o navio passou a integrar a frota daquela empresa, mantendo o mesmo nome e tornando-se um navio de cruzeiro com um estilo mais informal nos seus restaurantes e nos seus códigos de vestuário.
Em Novembro de 2010 a Thomson Cruises dispendeu mais de 4 milhões de libras em trabalhos de modernização deste navio.

Como curiosidade refira-se que em 2002 foi realizado a bordo deste navio uma mini-série de 10 episódios para o canal de TV inglês Bravo sobre a vida a bordo de diversos membros da tripulação, tendo na altura dado uma imagem muito positiva sobre o que é trabalhar a bordo de um navio de cruzeiro.

Para finalizar aqui deixamos alguns dados sobre este navio que agora nos visita :
 
 Operator: Island Cruises

Ano de Construção - 1982
Ano Reconstrução   - 2002 

Estaleiro : Chantiers de l'Atlantique, St. Nazaire, Franca

Nomes anteriores: Scandinavia, Viking Serenade
Deslocamento:   40.132 G. Ton.
Comprimento :        185 m
Largura          :          27 m

Passageiros (normal)   :     1.512
Passageiros (máximo)  :     1.863
Tripulação                   :        610
Vel. Cruzeiro               : 18.0 knots
Vida a bordo               : Standard

fotos          : Shipparade
Consultas  : Wikipédia

Sem comentários: