sexta-feira, 22 de abril de 2011

ROYAL CLIPPER - O Maior veleiro do Mundo regressa a Portimão.


Neste domingo de Páscoa teremos o privilégio de receber novamente  a visita do maior veleiro de cruzeiros da actualidade, o Royal Clipper da companhia monegasca Star Clippers, num regresso a este porto depois de já nos ter visitado em anos transactos.


Categoria: ****

Companhia/Operadora: Star Clippers
Construtor: De Merwede (Holanda)
Ano de Construção: 2000

Tonelagem..............: 5,061 t
Comprimento..........: 134m
Boca.......................:   16,5m
Calado....................:     5,7m

Potência: 42 velas - 2 motores Caterpillar 3516 diesel
Velocidade de serviço........: 13,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 227
Elementos de Tripulação....: 106
Oficiais..............................: Europeus
Vida a bordo.....................: Premium
Bandeira............................: Luxemburgo



Foto: Bruno Rodrigues

É um navio que apresenta 134 metros de comprimento e desloca 5 mil toneladas, mas o nosso destaque vai para os seus majestosos 5 mastros e respectivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona.

Foto: Wikipédia

De facto, este barco foi inspirado no lendário veleiro Preussen, que significa Prússia, de 1902, e desde então foi o único construído seguindo os parâmetros daquele famoso navio alemão. Diga-se a título de curiosidade que o Royal Clipper começou por ser construído nos estaleiros polacos de Stocznia Gdansk, tendo o casco sido lançado à água com o nome de Gwarek e para interesses polacos. Posteriormente, foi comprado pela White Star Clippers e entregue ao estaleiro holandês Merwede, com o intuito de ser aumentado em 23 metros e concluídos os interiores, mastros e velas.

Foto: Wikipédia

Fazer um cruzeiro neste veleiro em nada se compara aos cruzeiros generalistas, aqui podemos ter o prazer de ver a tripulação lidar com as velas e cordas, podemos visitar livremente a ponte de comando, conviver muito mais de perto com a tripulação ou até apanhar banhos de sol na rede que se situa à proa do barco… bem, à proa mas fora do barco!

Foto: Wikipédia

Este navio é para todos aqueles que querem ter prazer pela arte de navegar, num ambiente muito relaxado, velejando ao sabor do vento e sem ruído ou trepidações de potentes motores, numa atmosfera amigável, sempre casual e que até os passageiros se sentem parte da tripulação uma vez que podem realizar algumas tarefas inerentes à logística do barco. Há também papagaios verdadeiros no ombro de alguns membros da tripulação a fazer lembrar outras épocas. Não existem preocupações de formalismos relacionados com indumentária, aqui sapatos de vela, roupa condizente com iatismo e afins são o mais comum.

Foto: Wikipédia

Mas, não obstante o que acabamos de referir, os interiores deste magnifico veleiro são requintados e bonitos, com a utilização de madeiras nobres a decorar o navio. As áreas de convivo são grandes e bem decoradas e o serviço a bordo é bom, embora nas críticas que temos lido, este podia ser melhor uma vez que é um barco com classificação Premium. Acrescente-se que não é um barco para crianças nem pessoas com limitações físicas.

Fotos: Ship Parade

Vale a pena tirar no próximo domingo algum tempo e admirar este belo veleiro. Aproveitemos pois a oportunidade para apreciá-lo devidamente, na expectativa que possamos ter a sorte de o ver com as suas 42 belíssimas velas içadas quando sair do rio Arade.

Texto : André Moura

Sem comentários: