segunda-feira, 18 de abril de 2011

STAR FLYER DE VOLTA A PORTIMÃO

No próximo dia 21 escalará Portimão um dos maiores veleiros existentes,  o STAR FLYER, da Star Clippers, que com os seus quase 112 metros, quatro imponentes mastros e 16 velas decerto despertará uma grande curiosidade em todos aqueles que gostam de ver estes imponentes navios. Atente-se que este veleiro não é um navio-escola como à partida alguns poderão pensar, mas efectivamente é um navio de cruzeiro que procura recuperar o espírito dos grandes veleiros do século XIX, em que o prazer de navegar é prioritário aos divertimentos comuns nos cruzeiros generalistas.

Star Flyer em Portimao em 2010 - foto Rui Agostinho 

A bordo destes veleiros os passageiros dispõem de mais áreas amplas para relaxamento do que em muitos navios convencionais.

A decoração do Star Flyer é uma reminiscência dos tempos da vela grande. No seu interior antigas gravuras e pinturas de famosos veleiros são uma delicia para os olhares de todos os que lá viajam, enquanto as suas madeiras de teca e de mogno brilhante, transmitem o orgulhoso património náutico da Star Clippers.


A bordo do Star Flyer descobre-se uma nova era da navegação, aonde as tradições do passado se juntam com as comodidades do presente. É pois um barco de cruzeiro totalmente moderno que encanta pelas suas tradições da idade do ouro dos navios à vela.


A vida a bordo é muito relaxante, transmitindo a ideia de um iate privado. Possui 2 piscinas no Sun Deck para os amantes do sol. Para a noite possui um piano bar intimo. Dispõe igualmente de uma biblioteca.


As fotos aqui apresentadas permitem visualizar um pouco a vida a bordo deste moderno veleiro.



As suas principais características técnicas são :

Categoria: ****
Companhia/Operadora: Star Clippers
Construtor: Sheepswerven van Langerbrugge (Bélgica)
Ano de Construção: 1991

Tonelagem.... : 2,298 t
Comprimento.: 115,5m
Boca .............: 15m
Calado ..........: 5,6m

Potência: 4 mastros c/velas + 1x 1030W
Velocidade de serviço....................:   16 nós
Capacidade máxima de passageiros: 180
Elementos de Tripulação.................:   58
Oficiais.........: Europeus
Vida a bordo: Standard

Bandeira: Luxemburgo

fotos shipparade

Sem comentários: