Foi com um dia algo cinzento que o porto de Portimão recebeu novamente hoje a visita do ROYAL CLIPPER da companhia monegasca Star Clippers, e que neste cruzeiro transporta 130 passageiros e 106 tripulantes.
Esta escala está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado a 26 de Outubro no porto de Civitavechia, e que terá o seu destino final em Bridgetown nas Caraíbas no próximo dia 23 do corrente mês.
O ROYAL CLIPPER é o maior navio de cruzeiro do mundo movido a vela e a sua silhueta não deixa nenhum observador indiferente, pois os seus cinco mastros com uma área vélica de mais de 5200 fazem tornam este navio no maior da sua classe.
Esta escala está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado a 26 de Outubro no porto de Civitavechia, e que terá o seu destino final em Bridgetown nas Caraíbas no próximo dia 23 do corrente mês.
foto:António Silva |
É um barco que apresenta 134 metros de comprimento e desloca 5 mil toneladas, mas o destaque vai para os seus majestosos 5 mastros e respectivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona.
De facto, este barco foi inspirado no lendário veleiro Preussen, que significa Prússia, de 1902, e desde então foi o único construído seguindo os parâmetros daquele famoso navio alemão. Diga-se a título de curiosidade que o Royal Clipper começou por ser construído nos estaleiros polacos de Stocznia Gdansk, tendo o casco sido lançado à água com o nome de Gwarek e para interesses polacos. Posteriormente, foi comprado pela White Star Clippers e entregue ao estaleiro holandês Merwede, com o intuito de ser aumentado em 23 metros e concluídos os interiores, mastros e velas.
Fazer um cruzeiro neste veleiro em nada se compara aos cruzeiros generalistas, aqui podemos ter o prazer de ver a tripulação lidar com as velas e cordas, podemos visitar livremente a ponte de comando, conviver muito mais de perto com a tripulação ou até apanhar banhos de sol na rede que se situa à proa do barco… bem, à proa mas fora do barco!
Este navio é para todos aqueles que querem ter prazer pela arte de navegar, num ambiente muito relaxado, velejando ao sabor do vento e sem ruído ou trepidações de potentes motores, numa atmosfera amigável, sempre casual e que até os passageiros se sentem parte da tripulação uma vez que podem realizar algumas tarefas inerentes à logística do barco. Há também papagaios verdadeiros no ombro de alguns membros da tripulação a fazer lembrar outras épocas. Não existem preocupações de formalismos relacionados com indumentária, aqui sapatos de vela, roupa condizente com iatismo e afins são o mais comum.
Mas, não obstante o que acabamos de referir, os interiores deste magnifico veleiro são requintados e bonitos, com a utilização de madeiras nobres a decorar o navio. As áreas de convivo são grandes e bem decoradas e o serviço a bordo é bom, embora nas críticas que temos lido, este podia ser melhor uma vez que é um barco com classificação Premium. Acrescente-se que não é um barco para crianças nem pessoas com limitações físicas.
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