segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

NAVIOS DE CRUZEIROS EM PORTIMAO EM 2019

Terminadas as escalas de navios de cruzeiros em Portimão em 2018, ano que sem qualquer duvida fica registado como o ano com mais escalas no porto desta cidade, é tempo das autoridades ligadas ao porto e á cidade fazerem um balanço do ano e se debruçarem sobre o que se pretende fazer para atrair mais companhias e navios a Portimão.
Infelizmente em 2019 verifica-se uma redução muito acentuada de escalas comparadas com o ano anterior, resultado talvez da falta de capacidade do porto comercial em receber navios de maiores dimensões, aliado à possível falta de interesse por parte da APSA em desenvolver um trabalho profundo de divulgação do porto de Portimão junto das companhias, porque só a ida a feiras desta indústria é manifestamente muito pouco.
Vamos esperar que com o inicio das obras sobejamente anunciadas à poucas semanas possa haver paralelamente um trabalho sério junto das principais companhias e divulgar atempadamente as novas potencialidades que deveremos ter já em 2021.
Em Portimão estão confirmadas até ao momento 46 escalas de navios de cruzeiros, existindo mais 4 a aguardar confirmação. Destas escalas merecem destaque as sete escalas inaugurais de navios que vêm a este porto pela primeira e igualmente por outros que voltam a esta cidade com outros nomes e ao serviço de outras companhias.
Sem dúvida que a escala mais emblemática em 2019 será a que irá ocorrer a 30 de Julho com o Sapphire Princess, um dos navios da conceituada operadora norte-americana Princess Cruises, que com os seus 288 metros de comprimento e  115.875 toneladas de arqueação bruta será o maior navio a passar em 2019 pelo nosso porto.
Por sua vez a 20 de Maio será vez de termos a visita inaugural do Marella Discovery 2 da britânica Marella Cruises. Por curiosidade o Marella Discovery 2 é o antigo Legend of the Seas da RCI que nos anos de 2005 e 2006 escalou Portimão diversas vezes.
Outra interessante escala inaugural será a proporcionada pelo novíssimo World Explorer, primeiro navio de cruzeiros construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo para a companhia Mystic Cruises do empresário português Mário Ferreira que fará a 31 de Maio a sua estreia em Portimão. Uma escala que se espera seja devidamente celebrada pelas autoridades locais.
Outro navio que estará pela primeira vez por estas paragens é o Sirena da luxuosa companhia Oceania Cruises que a 6 de Julho fará então a sua escala inaugural nesta cidade. Saliente-se que este navio é o antigo Ocean Princess que entre 2009 e 2014 esteve no porto de Portimão algumas vezes.
Para o dia 4 de Maio está agendada a escala inaugural do Azamara Journey, um dos navios da luxuosa operadora norte-americana Azamara Cruise Club, uma das companhias premium do grupo RCI. Este navio teve o ano passado uma escala marcada para Portimão mas por razões climatéricas a mesma foi cancelada.
Outra interessante escala inaugural agendada para o dia 23 de Outubro é a do Hanseatic Inspiration, navio da afamada companhia germânica Hapag Lloyd que se encontra ainda em construção e que marca o inicio de uma nova classe de navios de expedição daquela operadora.  
               
Finalmente a 17 de Abril iremos receber o pequeno paquete Sea Spirit da operadora dinamarquesa TN Cruises K/S mas que normalmente se encontra fretado por operadoras especialistas em cruzeiros pela Antárctica. De salientar que este navio é o Spirit of Oceanus que em 2010 efectuou uma escala em Portimão inserida num "World Cruise" que infelizmente não chegou a terminar por falência da Cruise West, companhia norte-americana a que pertencia.

fotos : Internet
texto : António Silva

Sem comentários: