Muito embora a temporada de cruzeiros em Portimão ainda esteja a meio começa a haver alguns números muito interessantes no que diz respeito a escalas de navios de cruzeiros em 2015.
Uma das escalas tornadas publicas no dia de ontem é a do navio de cruzeiros AZORES, propriedade do armador português Portuscale Cruises, que foi recentemente fretado pela operadora britância Cruise & Maritime Voyages, que pretendeu colmatar o fim do charter do emblemático Discovery.
Na programação da referida operadora para 2015, agora divulgada consta 1 escala do AZORES em Portimão no dia 23 de Abril de 2015.
Uma oportunidade soberana para apreciarmos este paquete com as cores daquele operador nacional e ostentando o nome "AZORES", constituindo o reconhecimento da importância do porto de Portimão para a Cruise Maritime Voyages, que assim coloca novamente o nosso porto no mapa das suas escalas para 2015.
Construído nos estaleiros suecos Götaverken, o então designado Stockholm entrou ao serviço da já extinta companhia Swedish American Line, no longínquo ano de 1948. Depois de pertencer a interesses suecos, passou a integrar a frota do armador VEB Deutsche Seereederei, da ex RDA, o que resultou na alteração de nome para Volkerfreudschaft.
Em função dos vários armadores que o operaram durante os seus 64 anos de existência, assumiu ainda as designações de Volker, Fridtjof Nansen, Surriento, Itália I, Itália Prima, Valtur Prima e Caribe. Em 2004, foi adquirido pelo recentemente falecido armador grego George Potamianos, que o colocou ao serviço da frota da Classic International Cruises, com o nome da deusa grega da guerra, da sabedoria e patrona de Atenas.
Após várias alterações ao nível de designação, armador, e estética, o atual AZORES é um navio bem diferente da época em que foi inaugurado. Continua, todavia, com os seus originais 160 metros de comprimento, 21 metros de largura e 8 metros de calado. Presentemente tem capacidade máxima para 500 hóspedes, com 280 tripulantes e possui 7 decks para passageiros, num total de 277 cabines, 230 das quais são exteriores e 47 interiores.
É um dos mais antigos navios de cruzeiro a navegar e tem um longo e famoso historial, fundamentalmente pela envolvência directa no trágico acidente com o paquete italiano Andrea Doria, em 1956, do qual resultou o afundamento deste último.
Não obstante a assinalável longevidade, o AZORES é um navio que obedece a todas as exigências do protocolo SOLAS 2010 e continua a granjear interesse por parte de muitos passageiros saudosistas dos antigos navios transatlânticos e que não se sentem cativados pelos actuais resorts flutuantes.
Em relação às habituais comodidades a bordo, começamos por destacar que o AZORES apresenta um perfil contemporâneo e apelativo, capaz de cativar todos aqueles que nele tiverem oportunidade de realizar um cruzeiro. Num navio com uma ambiência muito própria, muito contribuem espaços acolhedores, funcionais e apelativos como são os casos do salão Lotus, o bar Sirenes, a discoteca Muses e o restaurante Olissipo, o átrio central ou o salão Calypso Show. Realce ainda para a piscina e jacuzzi a bordo, bem como para o tradicional promenade deck e zona comercial.
Esperemos que o regresso deste navio, desta vez como AZORES mereça dos responsáveis pelo turismo do Algarve e pela Administração do Porto de Sines e Algarve a devida atenção.
fotos exteriores : Derek Sands, Paul Newland
fotos interiores : Luis Vasconcelos
texto.............. : António Silva/André Moura
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