É já no próximo dia 2 de Junho que Portimão recebe a visita do ORIANA, um dos mais populares navios de cruzeiros da operadora britânica P&O, que volta a este porto aonde já não passava desde 2009.
Esta escala está inserida num interessante cruzeiro de 12 noites denominada "12 Nights Ibéria", e que para além deste porto contempla escalas em Lisboa, Porto,Málaga, Tanger e Bilbau.
Inaugurado em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Possui 260 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,9 metros de calado, deslocando 69,153 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para 1820 passageiros e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples.
Em 2012 foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações em relação ao projecto inicial. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores. Em 2015 a P&O procedeu a uma alteração estética dos seus navios, mudando a cor das suas chaminés do tradicional amarelo para azul marinho e fazendo uma pintura na proa da bandeira da "Union Jack". Devemos confessar que preferíamos as cores antigas, pois eram sem dúvida alguma as cores que identificaram aquela companhia em todo o mundo durante muitos anos.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
Infelizmente e por causa das suas dimensões o mesmo irá fundear no ancoradouro da Praia da Rocha, o que por certo possibilitará muitas fotos interessantes.
fotos : Anthony Marchall,António Silva,ACC
texto : António Silva/André Moura
fotos : Anthony Marchall,António Silva,ACC
texto : António Silva/André Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário