As escalas de navios de cruzeiros em Portimão terão o seu inicio na próxima sexta-feira, dia 24 com a vinda ao porto de Portimão do pequeno mas luxuoso "yatch cruise" CLIO, da operadora norte americana Grand Circle Cruise Line, empresa vocacionada para o turismo de cruzeiros em pequenos navios e direccionado a uma público alvo de elevado poder económico e que gosta viajar em ambientes mais reservados e com um serviço de elevado nível.
O CLIO foi construido em 1998 nos estaleiros franceses de Alstom Leroux, para companhia gaulesa Compagnie du Ponant, sendo baptizado como Le Levant e aonde se manteve até 2012, quando depois de sofrer significativos melhoramentos foi adquirido pela Paul Gauguin Cruises.
Com o nome TERE MOANA. foi um dos navios que mais visitou o porto de Portimão nos anos seguintes, até que em 2016 foi adquirido pela actual companhia e depois de ter sofrido uma profunda revisão nos estaleiros da Naval Rocha, passou a operar sob o actual nome.
O CLIO possui 3.604 toneladas de arqueação bruta, 100,3 metros de comprimento e 10,3 metros de boca.
Tem capacidade máxima para 95 passageiros e conta com uma tripulação de 49 elementos.
Possui 2 restaurantes, 2 bares, salão de música, Fitness Center, Boutique e piscina, o que para um navio destas dimensões é deveras assinalável.
Fazemos votos para que 2017, aonde estão agendadas 63 escalas, seja o ano de arranque da tão falada criação de uma administração dos Portos do Algarve, para que se possa passar já em 2018 para a fase de adjudicação e arranque das tão necessárias obras no porto desta cidade, para que a mesma possa beneficiar com a vinda de mais e maiores navios de cruzeiro.
fotos : João Loureiro, Grand Circle Cruise Line
texto : António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário