Escala inaugural em Abril de 2010 |
A noite de ontem ficará indiscutivelmente ligada ao desaparecimento de um dos mais antigos e apreciados navios de cruzeiros que ainda se encontrava em actividade.
Primeiras Imagens do navio depois do seu encalhe esta madrugada |
Com efeito o MARCO POLO, um dos mais antigos e admirados navios de cruzeiros que ainda se encontravam em actividade foi encalhado em Alang na India, afim de ser desmantelado.
Foi construído pelos estaleiros Mathias-Thesen Werft na Alemanha Oiental como Aleksandr Pushkin para a companhia soviética Báltic Shipping Company, nome que manteve até 1991 quando alterou o mesmo para MARCO POLO.
Escala de Abril de 2015 |
Até então um dos mais tradicionais navios de passageiro ainda em serviço, o Marco Polo entrou em operação em 1965. Até ao ano de 1970, realizou rotas regulares entre Leningrado, na antiga URSS, e Montreal, no Canadá. Após algumas décadas alternando entre fretamentos e períodos inativo, foi convertido em navio de cruzeiro nos anos 1990. quando teve seus interiores reconstruídos na Grécia, recebendo também novos motores e cabines.
Depois de passar por vários operadores, foi adquirido em 2010 pela então recente operadora Cruise & Maritime Voyages pela qual realizou cruzeiros por todo o mundo. Pela companhia britânica realizou seus últimos cruzeiros no começo de 2020, antes da pandemia de COVID-19. O surto do novo coronavírus, inclusive, foi decisivo no encerramento de sua carreira. Com a paralisação mundial das operações dos cruzeiros, a CMV acabou entrando em recuperação judicial e no passado mês de Julho os seus navios foram a leilão..
Apesar de ter sido arrematado, os novos proprietários, que chegaram a afirmar que pretendiam seguir com a operação do navio, o mesmo foi revendido para sucateiros no final do mês passado. O MARCO POLO possuía 176,29 metros de comprimento, 23,55 metros de boca e um calado de 8,2 metros. Tinha capacidade para alojar 820 passageiros e a sua tripulação era normalmente constituída por 356 elementos.
O MARCO POLO visitou Portimão pela primeira vez a 14 de Abril de 2010. A sua ultima escala por estas paragens ocorreu em Abril de 2015. O seu calado não permitia que o mesmo atracasse no porto comercial e por isso as suas escalas eram esporádicas.
fotos Viramdesinh Gohil, António Silva
texto António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário