O ano de 2025 apresenta-se com um interessante número de escalas de navios de cruzeiro previstas para Portimão. Com efeito estão agendadas 65 escalas, algumas das quais de navios que pela primeira vez visitarão o nosso porto.
Analisando as escalas já anunciadas sobressai o interesse que se mantém por algumas das mais luxuosas operadoras de navios de pequena dimensão e igualmente ou de cruzeiros de expedição, que encontram em Portimão um porto com condições para atracarem.
Tal como tem acontecido em anos anteriores haverá alguns navios que, pelo seu calado e comprimento não poderão atracar no nosso porto e terão que fundear no ancoradouro da Praia da Rocha.
Entre as escalas anunciadas merecem destaque as seis escalas inaugurais de navios de cruzeiros que irão ocorrer ao longo do ano.
Realce para a estreia do ALLURA, o mais recente navio se cruzeiros da conceituada operadora Oceania Cruises que se encontra ainda em construção nos estaleiros Fincantiere em Genova, estando prevista a sua viagem inaugural no dia 18 de Julho do corrente ano. Segundo a companhia o seu custo será de 575 milhões de euros,
Apresenta 251 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7 metros de calado, Possui 15 decks, 6 dos quais destinados á instalação das suas luxuosos 613 suites. Tem capacidade para alojar 1218 passageiros em ocupação normal e 800 tripulantes.
Igualmente as escalas inaugurais dos luxuosos navios de cruzeiros SEVEN SEAS SPLENDOUR e SEVEN SEAS GRANDEUR, dois dos navios da aclamada operadora Regent Seven Seas Cruises, uma das mais luxuosas companhias de cruzeiros da actualidade, cujos navios continuam a obter as melhores referências pela comunicação social especializada merece um natural destaque.
Escala inaugural a 12 de Junho |
Construídos nos estaleiros italianos da Fincantieri em Trieste e Ancona O SEVEN SEAS SPLENDOUR foi inaugurado no Mónaco em Julho de 2021 e o SEVEN SEAS GRANDEUR foi por sua vez batizado em Miami em Dezembro de 2023.
Com cerca de 55.500 toneladas de arqueação bruta, ambos tem de comprimento 223 metros, 32 metros de boca e um calado de 7,1 metros. Disponibilizam 10 decks para passageiros, sendo a relação tripulação/hóspede de 1:1,6, o que por si só é mais um fator de destaque destes luxuosos navios de cruzeiros.
Têm ambos capacidade normal para alojar 754 passageiros, sendo as tripulações compostas por 542 elementos, dos quais 102 estão direita e indiretamente ligados à área gastronómica do navio.
Tal como todos os navios desta conceituada companhia, a Regent Seven Seas Cruises não se poupou em dotar o navio do que há de melhor em termos de luxo e de conforto. Entre as obras de arte que o navios possuem salientem-se as de Picasso, Chagall e Miró, que por si só nos dão a ideia do luxo que estes navio ostentam. A Regent Seven Seas Cruises prima pelos ambientes requintados, gastronomia de excelência e o conceito de tudo incluído.
Escala inaugural a 27 de Março |
Outro luxuoso e requintado navio de cruzeiros de expedição que escalará o porto de Portimão em 2025 é o SEABOURN VENTURE um dos dois navios de cruzeiros de expedição da conceituada operadora Seabourn Cruise Line, uma das operadoras premium da Carnival Corporation. Foi o primeiro de dois navios construídos especificamente para os cruzeiros de expedição desta luxuosa e afamada operadora.
Construído em 2022 n os estaleiros italianos Mariotti Shipyards em Trieste, tendo o seu custo orçado os 200 milhões de USD. Possui 23000 GT de arqueação bruta, 170 metros de comprimento, 26 metros de boca e um calado de . Dispõe de 10 Decks, dos quais 4 destinados ás suas luxuosas 132 suites.
Possui capacidade para alojar 264 passageiros em ocupação normal mas que poderão chegar aos 317 em ocupação total. A sua tripulação é constituída por 120 elementos.
A ultima escala inaugural será preconizada pelo navio de cruzeiros AMBIENCE, um dos dois navios que integram a Ambassador Cruise Line, uma operadora britânica criada em 2021 por alguns dos antigos responsáveis da Cruise & Maritime Voyages, uma das companhias que se extinguiram derivado ao Covid 19.
O navio tem 245 metros de comprimento, 32 metros de boca e 8,10 metros de calado. Possui 70.285 toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 11 Decks de áreas publicas, aonde em 7 estão sediados os 798 camarotes.
O Ambience foi construído em 1991 nos estaleiros Fincantieri em Monfolcone nos arredores de Veneza como Regal Princess para a Princess Cruises aonde se manteve até 2007 quando foi transferido para a P&O Cruises Australia, passando a chamar-se "Pacific Dawn".
Antes de integrar a Ambassador foi adquirido pela Ocean Builders Central e batizado “Satoshi”, com o intuito de ser adaptado a residência flutuante para operar no Golfo do Panamá. Tal situação acabou por não se concretizar e a Ambassador Cruise Line adquiriu o navio, em 2021.
Muito embora já tenha 32 anos de existência o Ambience possui uma vivencia muito agradável para a faixa etária de passageiros a partir dos 50 anos e que têm preferência por navios de média dimensão e dotados de todas as comodidades.
Aqui ficam então um breve texto sobre os navios que estarão em Portimão pela primeira vez em 2015.
Para visualizar as escalas de 2025 clicar abaixo :
Sem comentários:
Enviar um comentário