sexta-feira, 16 de maio de 2014

ADONIA EM PORTIMÃO



O porto de Portimão recebeu hoje a visita do navio de cruzeiros ADONIA da popular companhia britânica P&O, numa escala inserida num cruzeiro de 16 noites por portos de França, Portugal e Espanha.  


A bordo viajam cerca de 650 passageiros, na sua totalidade de nacionalidade britânica que durante a permanência do navio em Portimão puderam realizar diversas excursões a alguns dos mais emblemáticos lugares desta região algarvia. 

O atual ADONIA foi o último navio de uma série de 8 embarcações de luxo, construídos em St Nazaire, França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises. 


Inaugurado em 2001 com a designação de R8, esteve dois anos imobilizado após a falência daquela companhia, findo os quais entrou ao serviço da Swan Hellenic e passou a designar-se Minerva II. Em 2007, a Princess Cruises adquiriu-o e batizou-o Royal Princess. Em Maio de 2011, integrou a frota da P&O Cruises, o que lhe valeu o título do mais pequeno e acolhedor navio daquela frota.



Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que este Adonia ostenta. Com uma decoração claramente inspirada nos paquetes dos anos 20 e 30, este revivalismo está patente nos salões e átrio decorados com madeiras nobres, tectos pintados a óleo e paredes forradas a cabedal. A escadaria do átrio principal é nitidamente inspirada no famoso Titanic e as principais áreas públicas transmitem a sensação de requinte, conforto e bem-estar num ambiente distinto e intimista. Um dos salões mais apelativos situa-se no na dianteira do Sun Deck e é o Crow’s Nest Lounge, área que proporciona excelentes panorâmicas do navio e dos locais onde aporta.


O Anderson’s Lounge é, à semelhança de outros navios da P&O como o Aurora e Oriana, um salão com lareira e bar, decorado sumptuosamente, à semelhança dos típicos gentlemen’s club ingleses. Também The Curzon Lounge, usado para espectáculos a bordo, prima igualmente pelo luxo e conforto.


Ao nível da restauração, ênfase para o Pacific Restaurant, restaurante principal do navio, local onde, para além das magníficas refeições, podemos desfrutar de uma vista panorâmica para o exterior verdadeiramente cativante. O The Conservatory é o local de eleição para pequenos-almoços, almoço e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Já os restaurantes temáticos como o Ocean Grill e Sorrento podem ser frequentados através de reserva e implicam o pagamento 20£ por pessoa.


Quanto às restantes áreas, acresce-nos referir que o navio possui uma piscina, dois jacuzzis, além do habitual SPA (Oasis SPA). O casino é de pequenas dimensões e a biblioteca de bordo é particularmente acolhedora e requintada, para além de estar dotada de uma interessante variedade de livros.

O ADONIA voltará a este porto no próximo dia 18 de Agosto.

fotos : Vitor Diago, António SIlva
texto : António SIlva/André Moura  

Sem comentários: