terça-feira, 9 de agosto de 2016

SEMANA DE MUITO MOVIMENTO NO PORTO DE PORTIMAO



A semana que decorre está a ser para o porto de Portimão uma semana deveras interessante com a presença de mega-iates e navios de cruzeiros.

Assim registe-se a chegada no dia de ontem de dois grande e luxuosos mega-iates, que segundo o que conseguimos apurar figuram no TOP 30 dos maiores iates do mundo.

O RADIANT que é o 7º iate mais caro do mundo foi construído em 2009  é actualmente  propriedade de Abdulla Al Futtain, estando o seu valor actual nos 280 milhões de $USD, muito embora quando foi construído em 2009 tenha custado cerca de 148 milhoes $USD.
.
Quanto ao ICE de 90 metros e que por curiosidade foi aclamado como o melhor iate do mundo em 2006, é pertença do multimilionário russo Suleiman Kerimov. O seu custo rondou os 150 milhões de dólares em 2005.

A juntar a estas escalas temos que dar o grande relevo às escalas que amanha, dia 10 ocorrerão com a visita de dois navios de cruzeiros que globalmente trarão mais de 3.000 passageiros e mais de 1.000 tripulantes.
                                    
O destaque vai para a escala do ORIANA, da operadora britânica P&O, umas das empresas  do grupo Carnival UK, que volta a escalar esta cidade depois de 7 anos de ausência.
Inaugurado em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Possui 260 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,9 metros de calado, deslocando 69,153 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para 1820 passageiros e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples.
Em 2012 foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações em relação ao projecto inicial. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores. Em 2015 a P&O procedeu a uma alteração estética dos seus navios, mudando a cor das suas chaminés do tradicional amarelo para azul marinho e fazendo uma pintura na proa da bandeira da "Union Jack". Devemos confessar que preferíamos as cores antigas, pois eram sem dúvida alguma as cores que identificaram aquela companhia em todo o mundo durante muitos anos.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
Infelizmente e por causa das suas dimensões o mesmo irá fundear no ancoradouro da Praia da Rocha, o que por certo possibilitará muitas fotos interessantes.
A outra escala será do THOMSON SPIRIT da companhia Thomson Cruises, que faz nesta cidade a sua quarta escala do conjunto de oito escalas agendadas para o corrente ano.

Adivinha-se assim um dia muito interessante de movimento na cidade de passageiros e tripulantes, que terão assim oportunidade de descobrir um pouco das belezas citadinas assim como das nossas famosas praias.
fotos : Vitor Manuel Diogo, António Silva
texto : António Silva/André Moura 




Sem comentários: