sábado, 1 de maio de 2010

MAIO - ANTEVISÃO DAS 15 ESCALAS EM PORTIMÃO


Neste mês de Maio, Portimão será visitada por 11 navios de cruzeiro que farão no seu total 15 escalas.  Se os mesmos vierem com  a sua lotação esgotada serão perto de 10.000 turistas que desembarcarão em Portimão à descoberta das suas belezas naturais, dos seus monumentos e das suas praias cristalinas de areia branca. Este numero de visitantes não deixa de ser um número bastante interessante, para um porto e uma cidade que só à poucos anos passou a fazer parte do roteiro de algumas companhias de cruzeiro.


De entre todos os navios que escalarão o nosso porto merecem destaques o GRAND VOYAGER, que fará 5 escalas. Outro navio que também queremos destacar será o GRAND MISTRAL, por curiosidade pertencendo igualmente à Ibero Cruceros que fará  a sua estreia por cá. Refira-se que este cruzeiro permite o embarque de passageiros em Portimão num cruzeiro que tem como porto de destino final Copenhague.


Outros navios que farão as suas escalas inaugurais este ano são o Seabourn Odyssey, o Adriana III, o Albatroz, o Le Diamant, o Vistamar e o Amadea.


A iniciar as escalas do mês temos o regresso do GRAND VOYAGER, que tem  a sua primeira escala semanal no dia 4.


A 5 de Maio, Portimão recebe pela primeira vez o novo navio da Seabourn Cruise Lines, o SEABOURN ODYSSEY que entrou ao serviço em Julho do ano passado. Trata-se de um luxuoso navio de cruzeiros classificado pelas agências especializadas de cruzeiros com 6 estrelas.


No dia 11 recebemos novamente a visita do GRAND VOYAGER que volta a escalar Portimão numa dos seus cruzeiros semanais deste mês.


A 14 recebemos outro emblemático navio de cruzeiros. Trata-se do ALBATROZ da Companhia alemã Phoenix Reisen, que está básicamente voltada para o mercado alemão. Este barco construido em 1972 na Finlandia navegou anteriormente com outros nomes como Royal Viking Sea, Royal Odyssey, Norwegian Star, Crown.


No dia 16 será a vez de recebermos o SEA CLOUD II que já nos tinha visitado a 24 de Abril e que com esta escala termina as suas visitas por este ano.


A 18 voltaremos a ter em Portimão o GRAND VOYAGER em mais uma das escalas programadas para este mês.


Igualmente no mesmo dia teremos uma nova estreia em Portimão. Trata-se do Le DIAMANT do operador francês Iles du Ponant.  Este barco foi construido em 1974 e reconstruido em 1986. De salientar que este operador francês está a construir em Itália dois novos navios de cruzeiro tipo Yatch de 12.500 gros ton. que entrarão ao serviço durante 2010 e 2011.

                                                                  fonte : shipparade.com

A 19 será a vez da visita do VISTAMAR, navio da empresa alemã Plantours & Partner  GMBH. Este navio que nos visita pela primeira vez foi construido em Espanha em 1989.


No dia 21 teremos a visita de um dos navios menos conhecidos e que também nos visita pela 1ª vez. O ADRIANA III construido na Grécia em 1972 e que opera pele empresa Marina Cruises.
22 de Maio ficará para a historia de Portimão como a primeira vez que recebe 3 navios de cruzeiro.
O destaque deste dia vai para a escala do GRAND MISTRAL da Ibero Cruceros que opera em Portimão pela primeira vez. Este navio com os seus 216 metros de comprimento e as suas 47.275 ton de deslocamento deverá ser o maior navio a entrar no rio Arade este ano.


Outro dos visitantes ilustres deste dia será o BREMEN, de bandeira alemã e pertencendo à  companhia Hapag-Lloyd Kreuzfahrten. Esta companhia é conhecida por ter um serviço premium nos seus navios e é basicamente um navio destinado ao mercado daquele país.


O ultimo dos paquetes que nos escala neste dia é o AMADEA, da empresa alemã Phoenix Reisen.
Construido no Japão em 1991, operou durante alguns anos com o nome de ASUKA antes de ser adquirido por aquela companhia alemã.
Não deixa de ser curioso a escala no mesmo dia de 2 navios de companhias  alemãs e vocacionados essencialmente para o mercado daquele país.

Resta a curiosidade de saber qual destes navios vai ter que fundear em frente è Praia da Rocha por falta de espaço que neste dia se verificará. É pois mais um motivo para os responsáveis se dubraçarem sobre a necessidade de procederem às tão necessárias obras de ampliação do porto comercial, indispensável para que possamos sonhar com outros navios de maior dimensão.




A 25 e 28 o GRAND VOYAGER volta a visitar-nos nas suas ultimas escalas antes de voltar a escalar Portimão a partir do final do Verão.


Finalmente o mês de Maio termina com a escala de um navio de cruzeiro muito conhecido no mundo dos cruzeiros. Trata-se do PRINSENDAM da  Holland America Lines, num cruzeiro de 42 noites, que se inicia no dia 14 de Maio em New York e terminará em Londres (Tilbury) a  25 de Junho.
Em conclusão, o mês de Maio é um dos melhores meses em escalas, o que não deixará   ser importamte em termos de movimentação de turistas na cidade, conferindo à mesma um ar ainda mais colorido, e possibilitando igualmente algum movimento junto do comércio.

Sabendo-se  a maneira cordial e amistosa com que Portimão sabe receber os seus visitantes, temos a certeza que  ficará em muitos o desejo de cá voltar e descobrir muito mais coisas sobre este recanto de Portugal, á beira mar plantado.

Tal como o fizemos em relação ás escalas do mês de Abril o blog portimaocruises vai ao longo do mês publicar artigos com um pouco da história destes navios que agora nos visitam.

Sem comentários: