sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

AIDA CRUISES em Portimão - A prenda de Natal

Foi com bastante entusiasmo que recebemos a notícia de que o porto de Portimão irá receber no próximo domingo, e pela primeira vez na sua história um navio da conhecida operadora alemã Aida Cruises numa escala não programada.
Trata-te do AIDAVITA, um dos navios desta companhia, que é somente a maior operadora de cruzeiros da Alemanha, possuidora de uma jovem e assinalável frota.
O AIDAVITA encontra-se posicionado em Las Palmas, Canárias aonde está a fazer a época de Outono/Inverno, com saidas quinzenais, contemplando itinerários alternativos entre aquele arquipélago e Cabo Verde com itinerários pela Madeira e Açores e ainda outros como visitas a Cádis, Lisboa e Leixões.
Construído nos estaleiros de Aket MTW na Alemanha em 2002, possui 42.289 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 202,9 metros de comprimento, 28,1 metros de boca e 6,3 metros de calado. Tem capacidade para alojar 1266 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar até aos 1.687 em ocupação máxima, sendo a  sua tripulação composta por 426 elementos.
Sobre a AIDA Cruises devemos dizer que é uma operadora alemã que iniciou a sua actividade em 1996, introduzindo o conceito de "clube de férias no mar" para o mercado alemão, aonde os passageiros não têm horários de refeições nem mesas fixas ou quaisquer códigos de vestimenta.
Os principais restaurantes deste navio AIDA são restaurantes self-service com excelente e variado buffet. Não há horarios de jantar fixos nem códigos de vestimenta rigorosos. As bebidas básicas, incluindo cerveja e vinhos da casa, são gratuitas durante as refeições nos restaurantes buffet. Além disso, existem vários pacotes de bebidas que podem ser comprados a taxas reduzidas. Por uma taxa adicional, pode-se optar por um jantar num dos restaurantes exclusivos "à la carte", por exemplo, o famoso "Rossini Restaurant".
Sobre os seus alojamentos podemos dizer que todos os camarotes são confortáveis ​​e projectados de forma colorida. Os camarotes interiores têm cerca de 14,5 metros quadrados, os com vista para o mar 13,5-17 metros quadrados e os camarotes com varanda 20,5 metros quadrados. As Suites apresentam 57 metros quadrados, incluindo um terraço de 25 metros quadrados.
O navio oferece entretenimento animado à noite, com  shows muito divertidos, discoteca  para dançar e diversos bares aonde todos podem conviver numa clima muito alegre e descontraido.
Finalmente devemos salientar que os navios da AIDA Cruises são essencialmente destinados ao mercado alemão sendo por isso a língua falada a bordo.
Aqui ficam portanto as alguns aspectos do AIDAvita que vamos ter o prazer de ver no porto de Portimão já no próximo domingo, dia 10 com a chegada prevista para as 07H00 da manhã.

fotos interiores : Sérgio Ferreira
fotos exteriores: António Simas, André Moura, Aida Cruises
Texto............: António Silva


Sem comentários: