domingo, 18 de março de 2012

PORTIMÃO NA MIAMI SEATRADE 2012


A Miami Seatrade que todos os anos se realiza naquela cidade norte-americana é sem dúvida alguma um acontecimento impar na industria dos cruzeiros.

Centro de Congressos de Miami Beach
Naquele certame estiveram representados a maioria dos países que têm interesse nos cruzeiros, assim como os maiores estaleiros a nível mundial.

Para além destes, a grande maioria dos fabricantes dos diversos componentes para esta industria marcaram presença afim de mostrarem tudo o que de melhor e mais onovador existe para a contrução, concepção e equipamentos para os navios de cruzeiro.

Pavilhão dos Estaleiros Fincantieri

Diversas palestras e conferências marcaram igualmente esta Seatrade e naturalmente o tema segurança foi um dos mais abordados.



Portugal, assim como muitos países marcaram presença neste certame, com o intuito de darem a conhecer todas as potencialidades dos diversos portos e regiões.

Espaço de Portimão no Pavilhão de Portugal
Para além de Portimão que esteve representado pelo Drº Luis Monteiro da Associação de Turismo de Portimão, estiveram naquele certame representantes dos Açores, Lisboa, Leixões e Madeira que ao longo dos 3 dias tiveram diversas reuniões com alguns dos principais dirigentes das grandes companhias de cruzeiros que se deslocaram a esta verdadeira feira da Industria dos Cruzeiros.

António Silva e Drº Luis Monteiro
Ao longo dos 3 dias daquele certame houve diversa animação proporcianada por figuras típicas de muitos países, que deram um colorido muito interessante aquele espaço.


Para os apaixonados pelos navios de cruzeiro existia um interesse suplementar com os diversos modelos de navios de cruzeiros expostos pelos respectivos estaleiros, entre os quais uma excelente réplica 1:150 do VULCANIA da Italia Lines e que nos anos 40, 50 e 60 transportou para e da América centenas de emigrantes oriundos dos Açores, aonde aquele navio fazia regularmente escala.

modelo do VULCANIA
Foram 3 dias de bastante interesse e no que diz respeito a Portimão, por aquilo que nos apercebemos esta presença nesta certame poderá trazer dividendos muito positivos para que num futuro próximo este porto possa ser visitado por mais navios de cruzeiros com as respectivas mais valias para a economia desta região.

Sem comentários: