Aquele navio fundeou em frente á Praia da Rocha pouco depois das 7 horas da manhã, tendo os seus cerca de 400 passageiros feito o desembarque através dos modernos e velozes "tenders", que estiveram de serviço durante as mais de 12 horas de escala.
Como é hábito nestas ocasiões uma comitiva do municipio de Portimão deslocou-se a bordo afim de dar as boas vindas ao comandante do EUROPA 2.
No encontro que teve lugar na ponte de comando, fomos recebido pelo capitão do EUROPA 2, capitão Friedrich Akkermann, que manifestou a sua satisfação por esta primeira escala do navio em Portimão, elogiando o magnífico tempo que se fazia sentir, o que tornava esta escala muito agradável para todos os que viajam a bordo do mesmo. Aquele oficial, na sua troca de impressões deu a conhecer alguns dados deste novo navio, dos quais salientamos a sua sofisticada tecnologia, quer na navegação como em termos de máquinas, que permite ao EUROPA 2 navegar sem qualquer trepidação ou ruído, o que é deveras apreciado pelos seus passageiros. Seguiu-se a tradicional troca de placas comemorativas desta primeira escala, tendo igualmente o município oferecido alguma literatura sobre a cidade e o Algarve para a biblioteca deste paquete.
Com efeito a sua decoração em tons creme e muito suaves, transportam-nos para um patamar muito diferente do que até ao momento tinhamos tido a oportunidade de conhecer. Os designers de interiores realizaram um trabalho verdadeiramente notável, em que não existe nunca um conflito de cores, transmitindo a sensação de paz e harmonia. Tudo foi pensado para dar a sensação de que a bordo estamos num magnífico hotel de 6 estrelas.
Podemos dizer mesmo que este navio apresenta-se como uma resposta magnífica da Hapag-Lloyd para o segmento de luxo no que diz respeito a navios de cruzeiro.
Tal como já tinhamos escrito no nosso artigo anterior sobre este navio, os seus diversos restaurantes permitem que sem qualquer custo adicional os passageiros possam saborear e degustar as melhores iguarias francesas, italianas, asiáticas, assim como a já tradicional cozinha internacional.
Nas suas boutiques só existem confecções das melhores marcas francesas e italianas, assim como a mais alta e dispendiosa relojoaría.
Entre outras surpreses que este navio nos proporcionou ficou-nos na memória a novidade de haver no EUROPA 2 uma cozinha devidamente preparada aonde os passageiros que o desejarem poderem aprender a cozinhar alguns pratos, o que não deixa de ser algo que nos suspreendeu.
Outro factor que já tinhamos realçado no nosso post anterior é o facto de que todo o staff do navio na área de restauração, acomodações, serviços, etc, ser de nacionalidade alemã, contrariando a tendencia cada vez maior da maioria dos operadores actuais contratarem trabalhadores asiáticos com salários mais baixos, mas cujo profissionalismo deixa algumas vezes muito a desejar.
Registe-se igualmente de que entre os seus passageiros, viajam 23 crianças o que vem mais uma vez reforçar a intenção da Hapag-Lloyd de cativar um cada vez maior número de passageiros de uma faixa etária mais nova, facto que devemos saudar, atendendo ao custo médio de uma viagem neste segmento de navios de cruzeiro.
Foi sem dúvida uma visita que nos deixou muito bem impressionados por tudo o que nos foi dado a ver.
Para finalizar aqui fica um album com alguns registos da visita que tivemos oportunidade de realizar, por amável convite do Drº Luis Monteiro, responsável pelo turismo de cruzeiros do municipio de Portimão.
Clique na foto para aumentar
fotos e texto : António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário