quinta-feira, 8 de abril de 2010

GRAND VOYAGER - IberoCruceros inaugura escalas em Portimão


                                                       
Um dos navios que mais vezes escalará este ano Portimão é o GRAND VOYAGER  que este ano vai escalar o nosso porto por diversas vezes, sendo a sua escala inaugural no próximo dia 27 de Abril, numa escala que ocorrerá entre as 07.00 e as 13.00.

Trata-se de uma moderna unidade da IBEROJET construida em 2000 para a Royal Oympic Cruises a qual foi dado o nome de OLYMPIC VOYAGER.
O OLYMPIC VOYAGER foi o primeiro de dois navios de cruzeiro construidos para aquela companhia grega. O segundo navio construido foi o OLYMPIC EXPLORER que entrou ao serviço em 2001.

Aquela companhia de cruzeiros iniciou a sua actividade em 1995 sendo o Olympic e o Explorer  os seus primeiros navios. Foram considerados os navios de cruzeiro mais rápidos a navegar devido ao facto do que a sua velocidade poder atingir os 28 nós!

Em 2004 os navios foram vendidos depois da Royal Olympic Cruises atravessar algumas dificuldades financeiras. O OLYMPIC VOYAGER foi fretado pela IBEROJET para operar sob o nome GRAND VOYAGER

Ambos os navios possuem 6 decks de passageiros, uma piscina, 6 bares, Fitness center, teatro com 420 lugares. Possuiem 270 camarotes exteriores, 126 camarotes interiores, podendo transportar mais de 800 passageiros em ocupação regular.

Registe-se que a Ibero Cruceros possui para além do GRAND VOYAGER o GRAND MISTRAL que também visitará Portimão a 22 de Maio próximo, o GRAND CELEBRATION e o GRAND HOLIDAY, estes últimos dois antigos navios da Carnival Cruises Lines.
Como registo final ficam aqui alguns dados deste  navio.
                                              
Ano de Construção : 2000

Estaleiro Blohm + Voss, Hamburgo, Alemanha
Construção nº 961


Nomes anteriores: Olympic Voyager, Voyager

Deslocamento: 24,391 Gros Ton.
Comprimento : 180.7 m 
Largura          :   25.6 m 
Calado           :     7,9 m
Velocidade de Cruzeiro : 28.0 kn

Cap. Passageiros (normal)  : 832
Cap. Passageiros (maxim)  : 932

Tripulação                         : 360

Porto de Registo             :   Portugal
                                                                                           fotos: shipspoting
                                                                                           fotos: ShipParade

Sem comentários: